
Infraestrutura do Programa
Centros de pesquisa
O CERPCH tem por principal objetivo a divulgação do uso dos recursos hídricos energéticos em pequenas centrais, além de outro como: coletar, sistematizar, divulgar e difundir informações científicas, tecnológicas, econômico-comerciais, socioambientais, estudos e programas; promover a realização de pesquisas e de programas de capacitação e treinamento para pesquisadores, projetistas, fabricantes, empreendedores e usuários finais; acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico e promover o intercâmbio de informações com instituições no Brasil e no exterior; promover e participar de eventos nacionais e regionais; promover edições de revistas, livros, manuais, catálogos, boletins, produções técnico-científicas, vídeos e mídias; prestação de serviços de estudo, análises de viabilidade, inventários entre outros projetos básicos para o beneficiamento da criação de novos empreendimentos na área; fornecer apoio a instituições de ensino para que novas formas e tecnologias de aproveitamento de energia renovável sejam desenvolvidas.
Dá apoio técnico e científico aos programas de Pós-Graduação da UNIFEI, que apresentam viés ambiental, fortalece grupos de Pesquisa na Universidade; amplia a formação profissional-científica de alunos de Graduação, bem como atende às empresas que buscam certificação de qualidade e ambiental – ISO 9000 e ISO 14000 – na determinação de padrões dos indicadores necessários à certificação. Nesse contexto, busca-se controlar, avaliar e proteger recursos naturais afetados por atividades industriais crescentes na região, como também atividades extrativistas.
O qual é o primeiro centro de referência em estudos de tempo e clima da região, monitora e fornece a previsão de tempo e clima para todo o estado de Minas Gerais, com enfoque sobre a cidade de Itajubá e cidades vizinhas. O CEPreMG é o principal laboratório de atividades didáticas do corpo discente da Unifei e funciona como um centro de pesquisas em Ciências Atmosféricas, abrigando atividades de grupos de pesquisas com estreitas colaborações nacionais e internacionais. O Centro funciona em estreita colaboração com o mais importante centro de previsão de tempo do hemisfério sul, o Centro de Previsão de tempo e Clima do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPtEC/INPE) e com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), ambos ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). As Defesas Civis, municipais e estadual são importantes parceiras nesta proposta de serviços de atendimentos e cuidados à população.
Laboratórios
Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionados ao comportamento dos solos principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: fundações e escavações, obras de terra e enrocamento e pavimentos. Os principais ensaios realizados no LGTEC são: Caracterização física (granulometria conjunta, teor de umidade, pesos específico natural ou aparente, peso específico dos grãos, índice de vazios máximo e mínimo, limites de plasticidade e limite liquidez); Compactação (Proctor normal, intermediário ou modificado); Resistência ao cisalhamento (compressão simples, cisalhamento direto e triaxial); Permeabilidade (carga constante e carga variável) e Adensamento.
Potencialmente para desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a modelagem e simulação computacional em recursos e sistemas hídricos. Especificamente atividades de pesquisa em técnicas de otimização em condutos forçados e canais, com destaque para redes de distribuição de água.
Realiza estudos de qualidade da água, processos de tratamento de água, processos de tratamento de esgotos e lodos. Conta com equipamentos como espectrofotômetro, centrífugas, balanças, estufas e muflas, para realização de análises físicas e químicas de água de abastecimento, águas naturais e de águas residuárias.
No LGEO podem ser utilizados os SIGs e imagens de satélite ou de drones para: modelagem espacial, análise da qualidade de dados geográficos, mapeamentos de Áreas de Preservação Permanente (APP), do uso e ocupação do solo, da expansão urbana e de áreas de risco, determinação e análise de Índice de Vegetação, determinação da suscetibilidade à erosão.
Realiza de ensaios de eficiência energética de bombas hidráulicas de até 25 CV. As bombas centrífugas são ensaiadas compulsoriamente dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem em conformidade com a RAC INMETRO 455/2010 de forma a atender o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Outros tipos de bombas (axial, submersa, submersível etc) podem ser ensaiadas voluntariamente obedecendo aos mesmos procedimentos.
Realiza-se ensaios em equipamentos elétricos para Centrais e subestações, tais como: Transformadores, disjuntores, Motores, TC, TP, Geradores, Reguladores de tensão e Reguladores de velocidade.
Oferece apoio didático às atividades de campo e laboratório envolvendo os seguintes conceitos: O estudo da terra; Dinâmica interna da Terra; Natureza e classificação genética de rochas, e minerais; Práticas de modelos hidrogeológicos; manutenção da Litoteca, e armazenamento dos equipamentos de campo de Geologia e Águas subterrâneas.
Realiza a simulação ondas oceânicas, estudo do comportamento das ondas, teste em modelos reduzidos de estruturas, principalmente para o estudo de geradores para conversão da energia potencial da onda em energia elétrica.
Desenvolve trabalhos de produção de biogás com biodigestores adaptados. São realizadas análises: Demanda química de oxigênio (DQO), Demanda bioquímica de oxigênio (DBO), Nitrogênio total, Nitrogênio amoniacal, Sólidos totais, Sólidos totais voláteis, Sólidos Totais fixos, Sólidos em suspensão, Nitrato, Nitrito, Ferro, Cloreto, Sulfato, pH, Condutividade, Oxigênio dissolvido, Turbidez, Dureza, Surfactante (em desenvolvimento), fenol (em desenvolvimento), óleos e graxas e clorofila.
Desenvolve pesquisas na área de coleta e tratamento de dados hidrológicos; Coleta de informações hídricas em canais naturais, artificiais, lagos e reservatórios (atividades de campo): medição de vazão, topobatimetria, georreferenciamento de estações pluviométricas/pluviométricas e seções, levantamento de declividade de cursos de água, levantamento topográfico para estudos de Drenagem; Simulação computacional do comportamento de canais naturais, artificiais e bueiros (Programa HEC-RAS); Simulação de eventos extremos relacionados a precipitação e transbordamento de rios (Programa SPRING, HEC-RAS, Global Mapper, Auto Cad); Coleta e análise dados gerados em eventos extremos na bacia do Alto Sapucaí.
O LTHE foi pioneiro na sua modalidade na América Latina, tendo inclusive se tornado modelo ao capacitar profissionais de outras instituições de ensino superior interessadas em adquirir e montar instalações similares. Abrigado desde a sua inauguração, em 1928, em um dos edifícios da antiga sede da Unifei, o laboratório ocupa uma área de aproximadamente 570m², sendo 300m² no primeiro pavimento e 270m² no segundo pavimento. É constituído de equipamentos originais importados da Suíça, que compõem uma central hidroelétrica, a qual pode ser colocada em paralelo à rede local. O LTHE envolve quatro laboratórios no mesmo espaço físico: no térreo, estão localizados o Laboratório de Simulação de Centrais Hidrelétricas e o de Central Termelétrica, o qual conta com um motor Diesel marítimo da Sulzer, o mais antigo desta fabricante em operação no mundo. No segundo piso, estão os Laboratórios de Mecânica dos Fluídos (água) e Mecânica dos Fluídos (ar).
Desenvolvimento processos para tratamento de água e efluentes, principalmente efluentes complexos utilizando processos oxidativos avançados e/ou combinações com processos físico-químicos e/ou biológicos. Também é desenvolvido materiais para serem utilizados no tratamento de água e efluentes, assim como reatores. Potencialidade para desenvolver métodos para tratamento de água e efluentes, fazer análises físico-química de água e efluentes, como DQO, DBO, metais e análise de carbono orgânico total (TOC).
O equipamento foi construído para testes de Turbinas Hidrocinéticas, laboratório construído com recursos CNPq, via INCT, INEOF.
Demais Laboratórios
Para mais detalhes dos laboratórios acessar o link https://pnipe.mcti.gov.br/search?term=unifei
Sobre o Curso
- Nível: Mestrado
- Avaliação da Capes: Conceito 4
- Duração: 360 horas
- Campus: Itajubá
Coordenação
COORDENAÇÃO

Profa. Márcia Viana Lisboa Martins
coordenacao.mpeh@unifei.edu.br
COORDENADOR ADJUNTO

Prof. Ivan Felipe da Silva Santos
coordenacao.mpeh@unifei.edu.br
Colegiado
- Profa. Dra. Marcia Viana Lisboa Martins (Coordenadora)
- Prof. Dr. Ivan Felipe Silva dos Santos (Coordenador Adjunto)
- Profa. Dra. Adinele Gomes Guimarães
- Profa. Dra. Ana Paula Moni Silva
- Profa. Dra. Marina Batalini de Macedo
- (Mateus Carlos de Almeida (Membro discente titular)
- Tereza de Alvarenga Ferreira Campos Souza (Membro Discente Suplente)
Membros Suplentes
- Prof. Dr. Carlos Barreira Martinez
- Prof. Dr. Oswaldo Honorato de Souza Junior
Secretaria
- Isabel Pacheco
- Atendimento presencial: Quarta-feira e Quinta-feira
- posgrad.irn@unifei.edu.br
- (35) 3629-1121 (Telefone fixo e Whatsapp)